29 de setembro de 2012

Tratamentos: Laser CO2 Fracionado


O laser do momento é o Laser de CO2 Fracionado, sendo o mais eficaz no tratamento do rejuvenescimento.

Seus resultados são muito expressivos, pois promovem:
  1. Firmeza e diminuição das rugas por estímulo do colágeno;
  2. Renovação celular, com clareamento de manchas;
  3. Melhoria da textura e uniformidade da pele.

É considerado um laser ablativo, com alta afinidade pela água. 

No antigo Laser de CO2, essa alteração ocorria em toda a superfície da pele e trazia um excelente resultado, porém o tempo de recuperação era muito demorado (cerca de 1 mês!!!). Com a tecnologia fracionada, o sistema atua como um "chuveiro", com colunas de pele lesada envoltos por áreas de pele íntegras. Ao penetrar na pele, o laser promove uma vaporização e destruição de parte do tecido, enquanto a área de pele sã sofre aquecimento e rapidamente promove o processo de cicatrização da pele, com posterior estímulo do colágeno. 


As crostas formadas são extremamente pequenas e ficam discretamente amarronzadas, sendo rapidamente eliminadas. A sensação é a de uma superfície rendilhada, mas que só é visível ao olharmos muito de perto.

Áreas de pele lesada envoltas por áreas de pele sã

A grande vantagem do procedimento é a recuperação extremamente rápida, entre 3 a 7 dias, sem impedimento do trabalho e sem atrapalhar as atividades diárias.

É necessário utilizar bastante proteção solar, com fotoprotetores com ação anti-UVA e UVB, e evitar a exposição solar por pelo menos 2 meses. Os pacientes também devem ser orientados a hidratar bastante a pele, com cremes regeneradores não oleosos e/ou água thermal. 

As indicações são: 
  • Rejuvenescimento da face, pescoço e colo, 
  • Flacidez (principalmente pálpebras e pescoço), 
  • Rugas finas ou profundas (principalmente ao redor dos olhos e da boca), 
  • Cicatrizes pós-cirúrgicas, traumáticas e de acne (melhor tratamento até hoje), 
  • Estrias recentes e antigas (sim, as estrias brancas respondem muito bem!!!), 
  • Olheiras (alguns tipos),
  • Poros abertos
  • alguns tipos de manchas.

Aparelho CO2 SmartXide
O número de sessões é variável de acordo com a indicação, mas todos os tratamentos apresentam resultados já na primeira sessão.

O procedimento é rápido, demorando em torno de 20 minutos e deve ser feito anestesia tópica. No consultório, também utilizamos um aparelho que resfria a pele (Freddo), tornando o procedimento muito bem tolerado.


No dia seguinte, a pele se torna muito avermelhada e ao acordar o paciente estará muito edemaciado, principalmente na área dos olhos. Por aquecer bastante a pele, também pode haver a sensação de calor e ardência mas todos esses sintomas melhoram no decorrer do dia seguinte. Geralmente fazemos numa sexta-feira para que o paciente fique em casa no fim de semana, mas na 2a feira retorne ao trabalho com no máximo um protetor cor de base ou maquiagem, para disfarçar a vermelhidão.

O tratamento pode ser realizado por todos os tipos de pele (inclusive as negras) e deve ser evitado no verão.

As contra-indicações são: gravidez, pacientes em tratamento com isotretinoína oral, herpes em atividade e pacientes em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia.

Os resultados são duradouros, pois é um tratamento que estimula o colágeno, mas alguns pacientes devem fazer uma manutenção semestral / anual.

E aí, gostaram? Procure um dermatologista credenciado pela SBD para saber se esse é o melhor tratamento para você!



"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."

Nenhum comentário:

Postar um comentário