30 de agosto de 2012

O inconveniente "código de barras"


Uma das preocupações que mais atingem as mulheres são as ruguinhas periorais, mais conhecidas como "código de barras". Esse tipo de problema envelhece e dá uma aparência entristecida a paciente!

As fumantes queixam-se mais cedo, porém as pacientes de pele mais seca e clara também são acometidas mais precocemente. Isso ocorre devido a diminuição do colágeno no processo do envelhecimento (e do cigarro!), que provoca uma ptose (= queda) do lábio superior e de toda a estrutura no 1/3 inferior da face, além de um afinamento dos lábios.

Além das fórmulas rejuvenescedoras, existem alguns tratamentos que dependem do tipo de apresentação das rugas:


1. Toxina Botulínica:

A Toxina Botulínica pode ser um bom tratamento para as pacientes que provocam as rugas por uma contração muito forte do músculo orbicular (músculo que circunda os lábios e que forma o "biquinho"). Mas deve ser aplicada uma quantidade muito pequena e cautelosamente, pois o excesso pode provocar uma ptose do lábio superior. Geralmente não é bem indicada para pessoas mais velhas ou que já tenham uma ptose pronunciada!

2.  Preenchimento:

Tem ótima indicação nas rugas finas e nas pessoas que perderam o filtro (o arco do cupido, bem abaixo do nariz). Geralmente é feito com Ácido Hialurônico, mas também pode ser feito com o Ácido Poli-L-láctico (Sculptra) que estimula a formação de colágeno na área. O aspecto é SUPER NATURAL, apesar de muitos pensarem ao contrário. Lembrem-se que estamos abordando a área AO REDOR DOS LÁBIOS e não os lábios propriamente dito, então não ocorre volumização!!!.




3.  Laser Fracionado:


O Laser Fracionado que eu utilizo é o CO2 fracionado, porque considero ter o maior potencial rejuvenescedor. Geralmente indicamos para as pessoas que têm as rugas mais profundas e em repouso, além de uma pele mais "grossa", mas todos os pacientes podem se beneficiar com essa técnica.

Ninguém precisa chegar a esse ponto, né?!


Portanto, se esse mal, o "código de barras", te atinge, procure seu dermatologista de confiança para saber qual é o tratamento mais indicado para vc!!!

E muitos beijos!!!!





Um comentário: