16 de agosto de 2012

Falando Sério: Você sabe o que é DERMATOFIBROMA?


Resolvi escrever sobre uma lesão de pele que vejo todos os dias na nossa prática diária e que frequentemente os pacientes nos questionam sobre esse tipo de lesão.

Dermatofibroma

O que é?

O dermatofibroma é uma neoplasia benigna da pele, de causa desconhecida, formada principalmente por fibroblastos (um tipo de célula da derme).

Existe a suspeita de que possa surgir devido a um processo inflamatório decorrente de pequenos traumas como, por exemplo, uma picada de inseto, uma farpa, ou um pêlo encravado.

Clínica:

O dermatofibroma surge como uma pápula que cresce lentamente para formar uma lesão nodular pequena (até cerca de 1cm de diâmetro), com consistência endurecida, que pode ser um pouco elevada ou discretamente deprimida.

A coloração é, em geral, mais escura do que a da pele normal.

A localização mais frequente é nos membros, principalmente nas pernas, apesar de poder ocorrer em qualquer parte do corpo.

Pode haver mais de uma lesão mas, na maioria dos pacientes, ela é única.

Geralmente, não apresenta sintomas associados apesar de alguns pacientes relatarem coceira ou dor local.


Diagnóstico:

O diagnóstico é clínico, mas a dermatoscopia (uma espécie de microscópio para ver lesões dermatológicas) pode auxiliar o dermatologista.

Dermatoscopia

Uma característica típica do dermatofibroma é que, quando se tenta pinçá-lo entre os dedos, a lesão se aprofunda na pele (“sinal da covinha”).



Alguns casos pode ser realizada a biópsia, seguida do exame histopatológico (muitas vezes desnecessária).

Tratamento:

Não há necessidade de tratamento, pois se trata de uma lesão benigna. Além disso, na maioria dos casos, a cicatriz não fica muito estética, pois a lesão é mais profunda do que parece.

No caso de lesões que provoquem sintomas, o dermatofibroma pode ser retirado por excisão cirúrgica. A criocirurgia também é uma opção de tratamento.

Portanto, não se preocupe com esse tipo de lesão! Mas lembre-se que toda lesão nova, de aparecimento súbito, com crescimento progressivo, que esteja coçando ou dolorida, ou que você tenha qualquer dúvida, procure seu dermatologista de confiança para uma reavaliação!



"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."


10 comentários:

  1. hmmmm interessante!!! Então aquela minha "pinta" louca que surgiu sei lá quando no ombro é um dermatofibroma!!!
    Ainda bem que é benígno ... sabe que chego até a gostar dela?!?! kkkk
    Beijos e adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. hahaha Pode ser sim, Rach! Mas só olhando para afirmar...
    Mas se realmente for um dermatofibroma, é melhor se apaixonar por ela! Porque uma cicatriz em área de muito movimento como o ombro geralmente é muito inestética (= feia!!!!).
    Que bom que gostou do post!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. tenho vários espalhados pelo corpo e acho horriveis. tenho vergonha. aparecem e crescem de repente. gostaria que houvesse algo que evitasse a sua formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não há nenhum medicamento para evitar a formação. Mas o importante é saber que são lesões benignas, apenas inestéticas! Quem sabe no futuro não descobrimos algo?
      Um beijo

      Excluir
  4. OLÁ,FIZ UMA CIRURGIA O RESULTADO DA BIOPSIA FOI DERMATOFIBROMA. PORÉM MEUS PONTOS INFECCIONARAM,FORAM RETIRADOS NO TEMPO PREVISTO SÓ Q NAO FECHOU ESTOU COM UMA FERIDA INFECIONADA UM BURACO NA BARRIGA.... AINDA NAO FALEI COM O MEDICO MINHA CONSULTA SO DIA 22 DE MARÇO 2013. GOSTARIA DE SABER POR QUE ESTÁ ASSIM? OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fazendo uma consulta para avaliarmos... Muitos fatores podem prejudicar o processo de cicatrização! Procure seu médico para ele retirar suas dúvidas! E boa sorte! ;)

      Excluir
  5. Estou com uma pareçida bem no bumbum !Tenho ela a anos e essa semana o meu bumbum está formigando do somente do lado direito onde ele está. Estou a horas pesquisando na net e achei este post que me deixou mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Mas não deixe de ir à um Dermatologista credenciado da SBD para que seja feito o diagnóstico correto!
      Um abraço

      Excluir
  6. Mostrei para um Médico no hospital em que trabalho, e examinando muito rapidamente me disse o que era.... Ufa bem aliviada... Adorei a explicação, tirou muitas duvidas pois tenho varias pelo corpo ....

    ResponderExcluir