26 de agosto de 2012

Hiperidrose: o desconforto do excesso de suor!


A Hiperidrose é o excesso da produção de suor (sudorese), em uma ou várias partes do corpo, em que atinge cerca de 3% da população mundial. Essa transpiração excessiva tende a se iniciar na adolescência, mas pode ser observada desde a infância.

Estresse emocional, ansiedade, exercício físico, aumento da temperatura, alimentos condimentados e bebidas alcoólicas podem desencadear o quadro, porém alguns casos podem estar associados a doenças de base como: hipertireoidismo, distúrbios psiquiátricos, menopausa ou obesidade.

Apesar de não ser uma doença grave, trata-se de uma situação extremamente desconfortável, podendo gerar um enorme constrangimento social.

O aumento da umidade no local pode facilitar o surgimento de fissuras e/ou infecções fúngicas e bactérias trazendo odores desagradáveis, principalmente nas axilas e pés, sendo assim chamada de Bromidrose.

Tratamentos:

A escolha do tratamento depende da área acometida, se generalizada ou focal, sendo os locais mais comuns as axilas, mãos, pés e face.

1. Tópicos:

O tratamento tópico pode ser feito com desodorantes antitranspirantes ou fórmulas contendo cloreto de alumínio, que forma um tampão no interior das glândulas sudoríparas.

2. Iontoforese:

A Iontoforese é um procedimento em que recipientes com água ou eletrodos úmidos fornecem um impulso de corrente contínuo aplicado às áreas do corpo que transpiram.

3. Toxina Botulínica: 

Um dos melhores tratamentos para a hiperidrose é feito com Toxina Botulínica. Trata-se de um um tratamento não invasivo e eficaz, indicada para os casos localizados, principalmente axilar.

Eu, por exemplo, realizei esse tratamento antes do meu casamento para que não suasse tanto durante a cerimônia!

A aplicação é feita com múltiplos pontos nas áreas de maior sudorese, com duração média de 4-10 meses. A anestesia tópica prévia com cremes, gelos e aparelhos resfriadores (ex: Freddo), permite um maior conforto aos pacientes, apesar de nas regiões palmo-plantares a aplicação ser bem dolorosa. 

4. Cirurgia: 

A cirurgia, conhecida como Simpatectomia, é reservada aos pacientes que não respondem às terapias anteriores. Deve ser realizada com cirurgião de tórax especializado no assunto e não garante 100% de melhora, pois pode ocorrer sudorese compensatória em outra área do corpo.




Portanto, se essa condição te desagrada, procure seu dermatologista para definir a melhor abordagem e te ajudar a se livrar desse incômodo!



"A informação médica via Internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. A Internet pode ser uma ferramenta útil, veiculando informações e orientações de saúde genéricas, de caráter educativo, abordando a prevenção de doenças, promoção de hábitos saudáveis, bem-estar, cuidados pessoais, nutrição, higiene, qualidade de vida, serviços, utilidade pública e solução de problemas de saúde coletiva.
Pelas suas limitações, não deve ser instrumento para consultas médicas, diagnóstico clínico, prescrição de medicamentos ou tratamento de doenças e problemas de saúde. A consulta pressupõe diálogo, avaliação do estado físico e mental paciente, sendo necessário aconselhamento pessoal antes e depois qualquer exame ou procedimento médico."

2 comentários:

  1. Olá Dra Fernanda,
    fiz durante um tempo tratamento com o cloreto de alumínio nas axilas e nos pés! Nos pés tudo correu bem, mas nas axilas (principalmente na direita!) o produto me dava uma coceirinha chaaata.. é normal?

    Bjs, Amanda Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Já te disse hoje no consultório mas vou responder aqui pq achei sua pergunta interessante... O produto manipulado geralmente é feito em solução alcoólica, o que pode dar uma espécie de "alergia". Devemos lembrar que as axilas são áreas de dobras e, portanto, sofrem maior absorção dos produtos. Lembre-se que a maioria dos desodorantes hoje em dia são feitos com substâncias antitranspirantes (em concentrações bem menores q as manipuladas) e acabam fazendo um maior acúmulo de alumínio! Então não devemos usá-los por períodos prolongados e sim intermitentes.
      Já estamos dando um jeito nisso, né?!

      Beijinhos

      Excluir